Quem somos

Vamos falar de Zubiri

Esta página é dedicada não apenas ao estudo da obra do filósofo espanhol Xavier Zubiri, cuja foto está aqui ao lado, mas também quer ser um espaço de debate para os que se encantaram com suas ideias e desejam mergulhar em uma nova concepção de realidade.

Xavier Zubiri e a mulher, Carmen Castro

Nossa meta é formar um grupo interessado na pesquisa e discussão da obra de Xavier Zubiri no Brasil. Aproveitamos para nos apresentar:

José Fernández Tejada

Professor de Filosofia aposentado. Há 60 anos vive no Brasil, tendo morado sempre no Rio de Janeiro. Começou sua pesquisa sobre Zubiri em 1990. Fez mestrado e doutorado na UGF, dentro da oferta de Ética dos valores e Pensamento Luso-Brasileiro. A dissertação “A ética da inteligência em Xavier Zubiri” foi publicada em 1978, na UEL, Londrina. A tese de doutorado defendida trata de Razão e Realidade, estrutura humana de convivência.

Publicou vários artigos sobre seu encantamento e aplicações. Seu texto desafiador foi: “Antônio Conselheiro documento vivo da realidade humana”, em português (Paradigmas. UEL, Londrina, VI, No 2, 73-100. 1998) e espanhol (The Xavier Zubiri Review. No. 3. 200 0-2001, 69-86). Prefaciou os três volumes da “Inteligência senciente” e o de “Cinco lições de Filosofia”, este com A. Tadeu Cheriff dos Santos. Publicou em 2016, junto com Felipe Cherubin, “O que é a Inteligência? Filosofia da realidade em Xavier Zubiri”, pela Lumen Juris.

Felipe Cherubin (in memoriam)

Foi filósofo, pesquisador, escritor e jornalista. Bacharel em Direito, formado e licenciado em Filosofia (PUC-SP), com especialização/extensão em Filosofia pela Harvard University. Entrevistou personalidades nacionais e internacionais, com textos publicados principalmente no Estadão. Quando trabalhou na Editora É participou ativamente do Projeto Xavier Zubiri, para a tradução em português de “Cinco lições de Filosofia” e da trilogia da Inteligência senciente, formada por “Inteligência e Realidade”, “Inteligência e Logos” e “Inteligência e Razão”. Foi pesquisador de psicologia social e ciências forenses. Publicou com José Fernández Tejada, em 2016, “O que é a Inteligência? Filosofia da Realidade em Xavier Zubiri“. Sozinho, escreveu o romance filosófico “O homem de Duas Cidades“. Nasceu em Goiânia, morou em São Paulo e vivia no Pará, onde morreu com 34 anos.

Com anuência dos editores, Tejada e Cherubin vão assinar a segunda edição do livro “O que é a Inteligência?“, em versão revista, ampliada e atualizada.

Felipe Cherubin e José Fernández Tejada no lançamento do livro “O que é a inteligência?”

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: