Corpus zubirianus

*Por José Fernández Tejada

Obras editadas até hoje de X. Zubiri

(Com permissão da Fundação de Madri)

Oferecemos, inicialmente, para todos os estudiosos brasileiros, as obras completas de X. Zubiri publicadas até hoje. Devemos ressaltar que as obras propriamente escritas foram poucas. Entretanto, ele deu muitos cursos privados, e até longos, nos quais foi desenvolvendo suas ideias, sua inspiração e suas elaborações, que mostravam o amadurecimento ininterrupto, e chegam hoje a 30 obras. Para tal, copiamos diretamente da página da Fundação de Madri a página oficial de todas as obras publicadas até os dias atuais. Outras estão sendo descobertas nos arquivos e serão publicadas.

Marcamos com asterisco as obras já traduzidas para o português entre 2010-2011, pela editora É Realizações de São Paulo. Em breve ofereceremos, de forma cronológica, os trabalhos e estudos feitos no Brasil, entre 1963 até 2020. Neles, vemos a presença e atualização de Zubiri no Brasil.

Corpus zubirianus

“A partir de 1989, graças à equipe de pesquisadores e professores universitários convocados por Diego Gracia, nosso diretor acadêmico, foram publicados quase 30 livros do próprio Xavier Zubiri. Ditas obras, com a finalidade de assegurar uma ampla difusão nacional e internacional, têm sido coeditadas entre Alianza Editorial (Madri) e a FXZ. Ademais, a Fundação também tem dado apoio às traduções para o inglês, francês, italiano, português e russo. No momento, a coleção de Alianza Editorial conta com 29 títulos definitivos de Zubiri. Eles estão ordenados cronologicamente como foram produzidos por Zubiri (não segundo sua publicação editorial). E são os seguintes:

  1. Primeros escritos (1921-1926).
  2. Cursos Universitarios I.
  3. Cursos Universitarios II.
  4. Cursos Universitarios III.
  5. Cursos Universitarios IV.
  6. Sobre el problema de la filosofía y otros escritos (1932-1944).
  7. Introducción a la filosofía de los griegos
  8. Ciencia y realidad (1945-1946)
  9. Naturaleza, Historia, Dios.)*
  10. Escritos menores (1953-1963)
  11. Acerca del mundo.
  12. Sobre el sentimiento y la volición.
  13. Sobre la esencia.
  14. Cinco lecciones de filosofía. Con un nuevo curso inédito.*
  15. Sobre la religión.
  16. Sobre la realidad.
  17. El hombre: lo real y lo irreal.
  18. El hombre y la verdad.
  19. Reflexiones filosóficas sobre algunos problemas de teología
  20. Estructura dinámica de la realidad.
  21. Estructura de la metafísica
  22. Los problemas fundamentales de la metafísica occidental.
  23. Espacio, tiempo, materia.
  24. El problema teologal del hombre: Dios, religión, cristianismo.
  25. Tres dimensiones del ser humano: individual, social, e histórica.
  26. Inteligencia sentiente. Inteligencia y realidad.*
  27. Inteligencia y logos.*
  28. Inteligencia y razón.*
  29. El hombre y Dios.
  30. Filosofia Primera. Volumen I, 1952-1953. (Anexado por nós depois da notícia da Fundación de Madrid no e-email de 19-02-2021).

Nota: A recente publicação de Sobre la religión (número 15 desta lista) está substituindo o antigo livro intitulado El problema filosófico de la história de las religiones, que fica obsoleto. Da mesma forma, o livro El problema teologal del hombre: cristianismo foi substituído por El problema teologal del hombre: Dios, religión, cristianismo (número 24 da lista). Ainda temos mais uma substituição: trata-se do livro Sobre el hombre, que ficará obsoleto quando seus conteúdos forem publicados no seu contexto original, em forma de cursos. Entretanto, é um texto perfeitamente válido da coleção das obras de Zubiri. Portanto, se na lista se incluísse este texto “obsolescente”, a coleção das obras do filósofo ficaria integrada por 30 volumes”.

Dessa forma teremos uma consulta rápida com a quantidade de obras originais de Zubiri, para nossas leituras e trabalhos. Agradecemos à Fundação de Madri por mais uma generosidade e colaboração, como tantas outras.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: