Fator Leonardo: Ação criativa mais primordial. Marcelo Fernandes. Editora Ideario (e ) Amazon kindle. 2019. 410 pp.

É uma enorme satisfação, como pessoa e como zubiriano, que o projeto de Marcilio, (Youtube. Filosofia ser e pensar), nos tenha revelado mais uma pessoa, (hoje relato mais de 60 que produziram quase 250 trabalhos), que descobriu a proposta de Zubiri e teve o atrevimento de escrever sobre aquilo que sempre o preocupava: Marcelo Fernandes. Já somos muitos brasileiros nessa tarefa, que nos tenta tirar da loucura dos conceitos vindos de fora e do além e de sentir-nos maniatados de melhorar o mundo. Somos todos sencientes inteligentes. Acreditamos, quando o povo se expressa em português: “cair no real”, não para quebrar a cara, que não é apenas um dito popular, mas surgido das entranhas do brasileiro. Mais uma prova da vitalidade inédita da Inteligência senciente.

Nela encontramos apoios e elaborações filosóficas-metafíscas detalhadas dessa inteligência senciente para ajudar a realizar o homem a partir de sua realidade. E a criatividade é uma força concreta de uma das formas do logos e da razão. A este campo do logos e da Razão sencientes poderíamos chamar com Zubiri de “quase criação”. Feliz inspiração elaborada por Marcelo da vitalidade senciente dos preocupados dentro de sua área de atuação e profissão com seu livro. Agradecidos, porque se junta a muitos que, descontentes e críticos dos meios concipientes com que manejamos e queremos construir um mundo, porque descobrimos uma mina senciente ou melhor uma fonte caudalosa que todo rega para nosso afazer inteligente. Parabéns Marcelo. Parabéns Marcílio pela chance filosófica e humana de conhecer-nos. Parabéns a todos os que consegui informação de estudar e aplicar Zubiri, que constam em Trabalhos Brasileiros sobre Zubiri neste blog. E a muitos que também se interessam por essa empreitada senciente. Não sejamos egoístas de nenhum tipo, mas divulgadores e compartilhadores da metafísica da realidade e de seu caminhar do sentir intelectivo.

Aqui a apresentação de Marcelo.

“Muito boa a conversa, escreveu Marcelo ao se deparar com o vídeo de Filosofia Ser e pensar sobre Zubiri. Principalmente a parte final do segundo vídeo. Passei alguns anos estudando Xavier Zubiri e escrevi um livro sobre Criatividade e Inventividade baseado na teoria da inteligência senciente. O nome do livro é Fator Leonardo: Ação Criativa mais primordial. Fazia algum tempo que estava procurando videos do Prof. José Fernández Tejada falando de Zubiri e finalmente encontrei. Obrigado pela postagem” (em 1/5,2021, Filosofia ser e pensar).

Fator Leonardo: Ação criativa mais primordial por [Marcelo Fernandes, Marcus Garcia de Almeida]

“O livro traz um dos temas de maior interesse do público atual. Trata da criatividade e dos meios pelos quais conseguimos desenvolvê-la e trazê-la mais presente em nossas vidas. A junção da dimensão imaginativa com a criativa nos traz a possibilidade de lidarmos com a complexidade da vida por meio de nossa inventividade – mais viva porque toca nossa originalidade. Essa capacidade é a chave para entendermos como o ser humano cresce e pode transcender junto às novas realidades – mais realizadoras, mais plenas de sentido e vida. Manter-se aprisionado junto a um mundo que quer a todo tempo inibir nossas potências criativas é permanecer muito aquém do que poderíamos vir a ser, por que no fundo, o que se teme, é tudo que pertença ao universo particular do indivíduo com sua forma bastante particular de ser, de se expressar e viver.

O Fator Leonardo, conceito criado pelo autor nesta obra, explica por meio de histórias instigantes e reais, que atravessa a história das descobertas e dos inventos, de que maneira a imaginação concorre para a dinamização de nossa criatividade em contextos muito particulares. Trata-se, pois de conhecimento essencial para nossa época, pois lida com a complexidade da vida em sua vertente mais essencial – que diz respeito a tudo que toca a originalidade latente nos indivíduos, de todas as épocas, de qualquer época.

Envolve também o desafio de irmos em frente, aceitando e desenvolvendo nossa parcela criativa individual justamente numa época que nos exige cada vez mais de nossa dimensão criativa; que envolve não só o universo empresarial, mas o dos papéis que desempenhamos, das relações humanas e as formas como podemos criar inventivamente um nosso próprio destino. Essa mescla entre o hoje e o aprendizado dos grandes gênios é um dos achados do livro. Voltamos ao passado justamente para lançarmos luz na direção de um futuro mais vibrante e realizador.

Por conta disso, acreditamos que a obra poderá se transformar num fenômeno editorial uma vez que o livro instiga, faz despertar e é em si mesmo um poderoso instrumento de desenvolvimento da imaginação – uma vez que foi desenvolvido como um caminho para o aprimoramento da criatividade e da imaginação, observando um método próprio desenvolvido e trabalhado pelo autor.

A partir da história de grandes gênios da humanidade, tais como Leonardo Da Vinci, Botticelli, Verrocchio, Schubert, Tesla, Einstein, Beethoven, Ernest Hemingway, James Joyce e Shakespeare, o leitor tem condições de refletir sua própria vida e agir segundo uma inclinação criativa singular uma vez que essas histórias são fontes de inspiração, pois, um a um, vão trazendo exemplos vivos de como aprimorar o papel fundante da imaginação inventiva, uma vez que fica claro como as grandes obras de arte, inventos e novas descobertas científicas puderam se transformar em realidade. Assim, podemos entender completamente o instinto que nos leva até as descobertas e que trouxeram mudanças irreversíveis para o mundo, assim como queremos que o faça o leitor frente a sua própria capacidade inventiva.

Cada capítulo também traz teses inovadoras sobre os grandes gênios, onde se destacam novas interpretações sobre a Renascença Italiana, os inventos de Nikola Tesla, a evolução da música em Beethoven, a trajetória de Shakespeare e o que promoveu a revolução na arte moderna. Pela amplitude de conteúdos, experiências e conhecimentos do autor, essa obra deverá transformar sua forma de olhar para seu próprio potencial criativo.

Fator Leonardo: Ação criativa mais primordial, em breve disponível em audiolivro”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: