A filosofia espanhola contemporânea: do conflito da razão e dos sentidos à metafísica da realidade

*Por José Fernández Tejada

* Este texto foi apresentado no 4º Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira sobre o tema A Natureza da Pesquisa Filosófica. O evento ocorreu de 8 a 10 de setembro de 1995. O texto forma parte dos Anais organizados por Leonardo Prota, Diretor do Centro de Estudos Filosóficos de Londrina. Universidade Estadual de Londrina. Paraná. 1996. pp. 451-475.

“Não se trata, pois de regressar a velhos sistemas metafísicos, nem tampouco de criar outros novos. A transformação da metafísica não conduz, no meu juízo, senão a reconhecer que no pensamento contemporâneo persistem traços e pretensões imprescindíveis, aos que devemos chamar de ‘metafísicos’ pelas suas peculiares características: os devemos chamar ‘metafísicos’ porque conservam a marca da filosofia primeira e da teoria da realidade.”

                                                                                              (Jesús Conill)

l. Introdução

É uma honra para mim, metade espanhol e metade brasileiro, o espaço aberto neste 4o Encontro de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira através dos Profs. Ricardo Rodríguez Vélez e Leonardo Prota. Tal convite transformou-se num desafio: existe filosofia espanhola contemporânea após a morte de Ortega y Gasset em l955? Se esta pergunta já revela o problema do desafio, a gravidade é maior se é perguntado: após Suárez se fez metafísica na Espanha? E é dentro destas perspectivas que faz-se a última pergunta: qual seria a contribuição desta suposta filosofia espanhola para as possibilidades desta realidade tropical?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: